Por que a chaleira apita quando a água ferve?
Entenda os processos físicos que produzem aquele som que indica a hora certa de apagar o fogo Por: Eduardo de Campos Valadares, Departamento de Física, Universidade Federal de Minas Gerais Publicado em 11/07/2007 | Atualizado em 29/07/2010 Já percebeu que algumas chaleiras apitam quando a água ferve? Esse é o sinal de que é hora de apagar o fogo. As chaleiras que apitam têm no bico uma tampa de plástico com aberturas. Por trás dessa tampa existe um disco de metal com um furinho no meio. Quando a água ferve, o vapor passa por esse furinho e escapa pelas aberturas na tampa. É aí que surge o som de apito.Por que a chaleira apita quando a água ferve?
Quer entender como o som é produzido? Então você precisa saber antes do que é feita a água e o ar. Imagine um montão de bolinhas bem pequenas, minúsculas, melhor: invisíveis a olho nu. Pense nessas bolinhas se movendo em todas as direções, para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda, na diagonal... Pois assim são as moléculas de ar em ação! Quando você enche um balão, por exemplo, são as moléculas de ar que o mantêm cheio. A água também tem moléculas como o ar. E como essas moléculas se ligam fracamente umas nas outras, a água pode assumir a forma dos recipientes que a contêm – seja um copo, uma jarra etc.
Pois bem, quanto mais quente o ar ou a água, mais agitadas suas moléculas ficam e maior é a pressão que elas produzem. Quando você aquece a água, as moléculas na sua superfície ficam tão agitadas que escapam. Atingindo a fervura, então, um número enorme dessas moléculas se desgruda, sem cessar, formando o vapor que sai pelo bico da chaleira.
Agora você já pode entender que o som é produzido quando a pressão do ar varia para mais e para menos. Quem decide essa variação é a tampa da chaleira, que é um obstáculo para o jato de vapor. Ela é quem produz um movimento desordenado das moléculas de água. O ar em determinados momentos fica mais comprimido – com suas moléculas mais juntas – e, em outros, mais rarefeito – com elas mais espaçadas. Esse vai-e-vem das moléculas é o som que escutamos.
Observe a saída do vapor pelo bico da chaleira. Algo semelhante ocorre quando você joga pedrinhas em um poça: as ondas se propagam a partir do ponto onde as pequenas pedras caem, produzindo um efeito que mais parecem pequenas montanhas e vales na superfície da água. No caso das ondas de som, as montanhas correspondem ao ar comprimido e os vales representam o ar rarefeito. Assim o som produzido no bico da chaleira chega até os nossos ouvidos.
Questionário
Questionário
o'que você acha do site
ótimo (758)
bom (315)
mais ou menos (287)
ruim (207)
péssimo (377)
Total de votos: 1944