por que as estrelas caem?

19-08-2010 08:24

por que as estrelas caem?

Conheça os objetos que riscam o céu e caem na Terra vindos do espaço

Por: Rosa Scorzelli, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Publicado em 27/06/2007 | Atualizado em 29/07/2010

(Ilustração: Marcelo Pacheco)

 


 

 

 

 

 

Para início de conversa, estrelas não caem. As pessoas juram ver estrelas riscando o céu, mas, na verdade, são meteoros. A palavra meteoro vem do grego meteoron e significa “fenômeno no céu”. Dezenas de milhares de objetos sólidos, chamados pelos astrônomos de meteoróides, caem na Terra todos os anos ano vindos do espaço extraterrestre. São pedaços de rochas e de metal. Alguns são tão grandes que pesam toneladas. Em contato com atmosfera do Planeta, esses objetos pegam fogo e emitem tanta luz que, de longe, parecem uma estrela despencando.

Quando atravessam a atmosfera do nosso planeta, os menores objetos são reduzidos a cinzas imediatamente, emitem pouca luz e nem sempre são visíveis. Já os maiores – as populares estrelas cadentes ou meteoros, como os cientistas identificam –, brilham tanto ao pegarem fogo que podem ser vistos da superfície da Terra. Alguns pedaços até resistem ao incêndio e caem no solo como verdadeiras bolas de fogo, seriam outra modalidade de “estrela cadente”.

Esses grandes pedaços de material vindos do espaço iluminam uma grande área do céu à noite e, às vezes, até de dia. Sua passagem extremamente rápida através da atmosfera cria um ruído estrondoso que pode ser percebido a grandes distâncias. Vimos que algumas vezes a explosão causa o desaparecimento completo do meteoro, transformando-o em poeira. Mas, por vezes, produz fragmentos, uma espécie de “chuveiro”, que caem aos milhares no solo e são batizados como meteoritos. (Saiba mais sobre meteoritos na CHC 73)

É muito raro, mas algumas vezes, um objeto celeste de grande massa, pesando milhares de toneladas, penetra a atmosfera terrestre e, pelo impacto com o solo, se vaporiza quase completamente. Contudo, deixa sua marca: quando bate na terra firme, produz um enorme buraco. Já viu esta cena no filme do Super-Homem? Um exemplo real desses imensos buracos é a cratera de Barringer , encontrada no Arizona, nos Estados Unidos. Procure-a nos livros ou dê uma pesquisada na Internet.

Agora, quando olhar para o céu e vir algo parecido com uma estrela caindo, encha os pulmões e grite, antes que alguém faça um pedido: – É um meteoro! 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (426)
63%

Mais ou menos (112)
17%

Não (135)
20%

Total de votos: 673

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (334)
54%

bom (83)
13%

mais ou menos (33)
5%

ruim (23)
4%

péssimo (149)
24%

Total de votos: 622