Pele, unha e cabelo

09-04-2011 10:26

Pele, unha e cabelo

Imagine o que aconteceria se você parasse de cortar os cabelos e as unhas. Até onde eles iriam? Bem, na verdade, cabelos e unhas só crescem enquanto são cortados. Quando não, chega uma hora em que param de crescer. Essa hora depende das características genéticas de cada pessoa, características herdadas da mãe e do pai.
 


Os cabelos e as unhas são formados por células epiteliais, isto é: as mesmas que formam a pele. Esta é composta por três camadas principais: a epiderme, onde estão as células epiteliais; a derme; e a hipoderme (veja figura abaixo). Pele, unhas e cabelos funcionam como barreiras, protegendo a pele contra a agressão causada pela ação do tempo, traumatismos e microrganismos.
 

 

O crescimento e a forma dos cabelos e unhas são comandados por células matrizes. Essas células possuem uma espécie de "memória", que mantém o padrão de cada um, ou seja: a espessura do fio de cabelo, o formato da unha etc. Mas essa "memória" pode ser alterada, como acontece quando prendemos o dedo na porta e a unha passa a crescer com uma distorção. Outras vezes, as células matrizes não são atingidas e a deformação vai se deslocando até chegar na ponta da unha e ser cortada. Os hormônios - substâncias produzidas pelo nosso organismo - e as características genéticas de cada povo também influenciam no crescimento de cabelos e unhas.

Você já ouviu alguém dizer que quem se aborrece fica com cabelo branco? Isso realmente pode acontecer. Infecções e estresse podem provocar a queda, a desnutrição e a alteração da cor dos cabelos. Mas depois da cura, se a infecção não atingir as células matrizes, tudo volta ao normal.

Geralmente, uma unha da mão demora cerca de seis meses para crescer da raiz até a ponta. No pé, esse tempo é maior: vai de oito meses a um ano. Já os cabelos e demais pêlos alternam períodos de crescimento e de repouso, de acordo com a região do corpo. Os cabelos, por exemplo, crescem por vários anos e ficam de repouso cerca de três meses, voltando a crescer depois. Além disso, os fios não crescem todos ao mesmo tempo.
 

Mas não são só as unhas e os cabelos que se renovam. As células que compõem as camadas mais internas da epiderme vão, aos poucos, para fora do corpo, só que a gente não percebe. No caminho, elas mudam de forma, perdem o núcleo e morrem, formando a camada externa da epiderme, que depois se solta. Durante o processo de renovação, que dura cerca de 45 dias, várias células se duplicam, criando outras. Quando nos machucamos, a casca de ferida que se forma é uma célula morta que vai subindo até cair. Para tapar o buraco, o organismo começa a produzir um número maior de células do que o normal. Nesse caso, como essa parte do corpo fica sem a proteção da pele, não podemos esquecer de limpar e desinfetar o machucado, por mais que arda e doa. Afinal, como dizem os adultos: "O que arde, cura!" 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735