Meteorologista

28-04-2011 10:10

Meteorologista

 A tarefa 
O meteorologista estuda os fenómenosDicionário  relacionados com a atmosfera  e analisa os diferentes tipos de fenómenosDicionário  meteorológicos. O seu trabalho permite obter informações e previsõesDicionário  sobre o estado do tempo. Para isso recolhem dados sobre a pressão atmosférica, temperatura e humidade do ar, direcção e velocidade do vento, nuvens, precipitaçãoDicionário  e electricidade atmosférica. Todas estas informações são utilizadas em cartas que permitem prever o estado do tempo a curto, médio e longo prazo.

O meteorologista é também o responsável pelos avisos de ocorrênciasDicionário  de fenómenos perigosos tais como precipitaçõesDicionário  intensas, cheias, ventos fortes e períodos de seca prolongados.

Para ser meteorologista é necessário possuir um curso superior na área da Física (Ramo de Atmosfera ou Ciências Geofísicas). 

 O perfil desejado 
Para ser meteorologista é necessário interessar-se pelos fenómenos naturais. É ainda importante ter espírito de aventura, na medida em que, por vezes, estes profissionais têm necessidade de realizar trabalhos de campo, enfrentando condições adversasDicionário  , tais como chuva, temperaturas bastante elevadas ou bastante baixas e terrenos difíceis de percorrer.

 Os instrumentos 
O meteorologista utiliza diferentes instrumentos para realizar o seu trabalho. Os satélites permitem obter informações sobre o estado do tempo ou sobre a variação da camada de ozono.  Os radares servem para detectar a direcção e a intensidade de trovoadas e tornados. Os computadores são muito úteis para tratar toda a informação recolhida.

 A utilidade das informações 
As informações e previsõesDicionário  sobre o estado do tempo possibilitam a protecção de vidas humanas e a salvaguardaDicionário  de bens.

Os dados recolhidos são muito úteis para sectoresDicionário  como a agricultura e a navegação aérea e marítima. 

 Os locais de trabalho 
O meteorologista pode trabalhar em diferentes locais: Instituto de Meteorologia, Direcção-Geral do Ambiente, Direcções Regionais do Ambiente, universidades e empresas que realizam estudos relacionados com o ambiente ou alguns órgãos de comunicação social (televisão).

 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735