Estrelas e estações
Saiba que constelações estão visíveis em cada época do ano Por: Alexandre Ciâncio, Laboratório de Processamento de Sinais - COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicado em 15/03/2001 | Atualizado em 04/08/2010 Do mesmo modo que Órion, outras constelações foram batizadas pela forma que suas estrelas pareciam apresentar. Desde então, cada vez que uma dessas constelações se destaca no céu, é possível identificar a estação do ano. Por exemplo, quando é verão no hemisfério sul e, portanto, inverno no hemisfério norte, Órion é a constelação que mais chama a atenção. O céu de primavera no hemisfério sul (outono no hemisfério norte) se caracteriza por não apresentar constelações de estrelas com brilho muito forte. Já o inverno nesse hemisfério (verão no norte) tem como destaque a constelação de escorpião, composta por várias estrelas brilhantes. Não custa lembrar, mais uma vez, que a constelação recebe esse nome porque parece formar o desenho de um escorpião. Veja o mapa abaixo para localizar melhor as estrelas no céu. Se você clicar na imagem, verá uma versão ampliada: Estrelas e estações
No outono do hemisfério sul (primavera no hemisfério norte), estrelas típicas do verão escondem-se no horizonte a oeste cada dia mais cedo, enquanto estrelas típicas do inverno começam a surgir no horizonte a leste. A constelação base dessa estação é o Cruzeiro do Sul . Como seu nome sugere, ela tem a forma de uma cruz formada por cinco estrelas.
Agora que você conhece algumas constelações, que tal bancar o astrônomo e identificar algumas estrelas? Primeiro, localize no céu as Três Marias. Em seguida, feche a sua mão direita e estenda o polegar e o dedo mindinho, como na figura abaixo, à esquerda. Agora, com o braço estendido na direção do céu, tente posicionar as Três Marias sobre os três dedos que ficaram fechados (como na ilustração, à direita).
Na direção do seu polegar estendido, você verá uma estrela grande e brilhante chamada Aldebaran. Ela pertence à constelação de Touro e também é conhecida como Alfa de Touro. O termo alfa designa a estrela mais brilhante de cada constelação. Ainda de olho no céu, você verá na direção do seu dedo mindinho Sírius, a estrela mais brilhante do céu. Essa estrela pertence à constelação do Cão Maior. Claro que, sendo a estrela mais brilhante do céu, é também a alfa dessa constelação. Mas atenção! Até maio de 2001, Júpiter e Saturno estarão próximos de Aldebaran, podendo confundir os observadores.
... que as estrelas apresentam a mesma disposição no céu quando observadas de qualquer ponto da Terra, mas teriam outra organização se fossem vistas de um de alguma estrela distante do nosso planeta? Veja abaixo, por exemplo, como seria o Cruzeiro do Sul observado de uma estrela distante da Terra.
o que é o que é ... Dicas objetos
Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?
A chave inglesa
O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?
As poltronas
O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado
O sapato
Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?
Tranca da porta
O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?
O PENTE
Qual a boca que se enche de comida, mas não come
A boca do forno
O que é que trabalho bastante e descansa em pé
Vassoura
Quando a chuva cai o que ela levanta ?
O guarda chuva
O que é que tem cabeça e não pensa ?
Palito de fósforo
COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?
UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA
Questionário
Questionário
o'que você acha do site
ótimo (762)
bom (317)
mais ou menos (290)
ruim (209)
péssimo (379)
Total de votos: 1957