Um telefone sem fio é basicamente uma combinação de telefone e transmissor/receptor de rádio (veja
para detalhes sobre essas duas tecnologias). Um telefone sem fio possui dois componentes principais: a base e o aparelho de mão, ou handset.
A base e o aparelho de mão operam em um par de freqüências que permite falar e ouvir ao mesmo tempo, chamado de freqüência
.
Uma breve história
Os telefones sem fio surgiram por volta de 1980 e os primeiros aparelhos operavam em uma freqüência de 27 MHz. Eles tinham os seguintes problemas:
- alcance limitado;
- qualidade de som insatisfatória - sons ruidosos e cheios de estática porque as paredes e os eletrodomésticos interferiam nos sinais;
- segurança precária - as pessoas podiam interceptar facilmente os sinais de outro telefone sem fio devido ao número limitado de canais.
Em 1986, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) concedeu a faixa de freqüências de 47 a 49 MHz para o telefone sem fio, o que diminuiu seu problema de interferência e reduziu a potência necessária para seu funcionamento. Entretanto, os telefones ainda possuíam um alcance limitado e qualidade de som precária.
Como a freqüência de 43 a 50 MHz dos telefones sem fio estava se tornando cada vez mais lotada, a FCC concedeu a faixa de freqüências de 900 MHz em 1990. Essa freqüência mais elevada permitiu que o telefones sem fio tivessem som mais nítido, transmitissem a maiores distâncias e tivessem mais canais para escolher. No entanto, eles ainda eram muito caros - cerca de US$ 400.
Em 1994 foram lançados os telefones sem fio digitais na faixa de freqüência de 900 MHz. Os sinais digitais permitiram que os telefones fossem mais seguros e diminuiu a espionagem. Em 1995, a DSS, distribuição de espectro digital, foi introduzida nos telefones sem fio. Esta tecnologia possibilitou que as informações digitais fossem espalhadas por diversas freqüências entre o receptor e a base, tornando assim quase impossível espionar as conversas nos telefones sem fio.
Em 1998, a FCC liberou a faixa de 2,4 GHz para uso dos telefones sem fio. A freqüência em questão aumentou a distância ao longo da qual um telefone sem fio pode operar, além de tirá-lo da faixa de freqüência da maioria dosrastreadores de rádio, aumentando ainda mais a segurança.
Anatomia de um telefone sem fio
Para ilustrar as partes de um telefone sem fio, vamos mostrar o interior deste aparelho da General Electric (GE). Ele foi fabricado em 1993 e funcionava na faixa de 43 a 50 MHz.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-ge-intact2.jpg)
Telefone sem fio GE, com aparelho de mão e unidade de base |
Como mencionado acima, todos os telefones sem fio possuem uma base e um aparelho de mão. Vamos ver estas peças individualmente.
Base
A unidade de base do telefone sem fio é conectada à tomada telefônica de sua parede.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-diagram1.gif)
Componentes da unidade de base |
Se você abrir a base, expondo a placa de circuito, verá diversos componentes que efetuam as funções da base:
- interface da linha telefônica: envia e recebe os sinais telefônicos através da linha telefônica;
- rádio
- amplifica os sinais que partem da interface de linha telefônica e também os que vão para ela, os controles do usuário e o viva-voz (se equipado);
- transmite e recebe os sinais para e do aparelho de mão;
- Alimentação elétrica: fornece energia em baixa voltagem para os circuitos e recarrega a bateria do aparelho de mão.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-ge-base-circuit-board.jpg)
Placa de circuito na base do telefone sem fio GE |
Interface de linha telefônica
Os componentes da interface de linha telefônica fazem duas coisas. Primeiro, enviam o sinal de toque para a campainha (se o aparelho estiver na base) ou para os componentes de rádio que o transmitirão para o aparelho de mão. Isso permite que você saiba que há uma chamada. Segundo, recebem e transmitem, em mão dupla, pequenas alterações na corrente elétrica da linha telefônica de e para os componentes de rádio da base. Quando você fala, causa pequenas mudanças na corrente elétrica da linha telefônica que são enviadas para a pessoa do outro lado da linha. O mesmo acontece quando a outra pessoa fala com você.
Componentes do rádio
Os componentes do rádio recebem os sinais elétricos da interface de linha telefônica e dos controles do usuário (teclados, botões). Eles também convertem os sinais em ondas de rádio, que são transmitidas pela antena. Os componentes do rádio usam cristais de quartzo para efetuar o ajuste dasfreqüências de rádio de envio e recepção dos sinais. Há dois cristais de quartzo, um para o envio de sinais e o outro para sua recepção. Lembre-se que a base e o aparelho de mão operam em um par de freqüências que permite falar e ouvir ao mesmo tempo (duplex). Os componentes do rádio incluem um amplificador de áudio que aumenta a intensidade dos sinais elétricos recebidos.
Componentes da alimentação elétrica
Uma fonte transformadora alimenta a baixa voltagem requerida pelos componentes elétricos na placa de circuito. Os componentes de alimentação elétrica, na placa de circuito, funcionam com a fonte para fornecer a corrente necessária ao recarregamento da bateria do aparelho de mão.
Além dos componentes acima, algumas bases possuem amplificadores de áudio para acionar os alto-falantes do recurso de viva-voz, teclado para fazer a ligação, telas de cristal líquido (LCDs) para o identificador de chamadas, diodos emissores de luz (LEDs) para os indicadores de alimentação/carga e uma memória de estado sólido para os recursos de secretária eletrônica ou retorno de chamada (callback).
Aparelho de mão
Você pode carregar o aparelho de mão por toda a casa ou fora dela, desde que esteja dentro da faixa de alcance do transmissor da base. O aparelho de mão possui todo o equipamento de umtelefone padrão (alto-falante, microfone, teclado de discagem) mais o equipamento de um transmissor/receptor de rádio FM.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-diagram2.gif)
Diagrama de blocos dos componentes do aparelho de mão |
Quando você abre o aparelho de mão, pode ver estes componentes:
- alto-falante: converte os sinais elétricos no som que você ouve;
- microfone: capta sua voz e a transforma em sinais elétricos;
- teclado: entrada para a discagem;
- cigarra ou campainha: permite que você saiba que tem uma chamada;
- componentes de rádio:
- amplificam os sinais elétricos que partem do e vêm para o microfone e os alto-falantes;
- enviam e recebem as freqüências de rádio FM;
- visores de LCD ou LED: luzes indicadoras;
- bateria recarregável: fornece energia elétrica para o aparelho de mão.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-ge-handset-parts-front.jpg)
Peças do aparelho de mão do telefone sem fio GE, mostrando a parte frontal das placas de circuito
|
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-ge-handset-parts-back.jpg)
Peças do aparelho de mão do telefone sem fio GE, mostrando a parte posterior (traseira) das placas de circuito, o alto-falante, microfone, campainha e bateria
|
Alto-falante
O alto-falante recebe os sinais elétricos do amplificador de áudio dos componentes do rádio e converte-os em som. Quando você remove a tampa do alto-falante, vê um grande ímã permanente com um furo no meio e uma grande ranhura que circunda o furo. Dentro dessa ranhura está uma bobina de fio fino de cobre que é presa a uma membrana plástica. A membrana plástica recobre o ímã e a bobina.
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-speaker.jpg)
Imagem detalhada do alto-falante no aparelho de mão do telefone sem fio GE |
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-speaker-parts1.jpg)
Close do alto-falante com a tampa removida |
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-speaker-parts2.jpg)
Close do alto-falante com a membrana plástica removida.
O grande disco metálico é o ímã.
|
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-speaker-parts3.jpg)
Close da membrana plástica do alto-falante com a bobina do fio de cobre |
Para gerar som, os seguintes eventos ocorrem nos alto-falantes:
- os sinais elétricos vêm dos componentes do rádio;
- estes sinais se deslocam pela bobina de fio de cobre;
- os sinais elétricos induzem correntes magnéticas na bobina, transformando-a em um eletroímã;
- a bobina eletromagnética se movimenta para dentro e para fora da ranhura presente no ímã permanente;
- a bobina move a membrana plástica (pulsa-a fortemente para dentro e para fora) nas mesmas freqüências que as alterações nas correntes elétricas.
- os movimentos da membrana movem o ar nas mesmas freqüências, criando ondas sonoras que você pode ouvir.
Microfone
O microfone transforma as ondas sonoras de sua voz em sinais elétricos que são enviados para o amplificador de áudio dos componentes de rádio. Um microfone é um alto-falante que funciona ao contrário. Quando as ondas sonoras de sua voz movem a membrana, geram minúsculas correntes elétricas por meio do movimento de uma bobina dentro de um ímã ou da compressão da membrana contra carbono em pó (veja Como funcionam os microfones e por que existem tantos tipos diferentes? para detalhes).
![](https://static.hsw.com.br/gif/cordless-telephone-microphone-buzzer.jpg)
Close da placa de circuito do teclado do aparelho de mão com o microfone e a cigarra fixados
|
Teclado
O teclado permite que você disque um número. Ele converte a pressão da ponta de seu dedo sobre determinada tecla em um sinal elétrico que é enviado para os componentes de rádio. Abaixo do teclado de borracha existe uma placa de circuito com material condutor preto sob cada botão (veja acima). O teclado funciona como um controle remoto. Quando você pressiona um botão, ele faz um contato com o material preto e altera sua condutância elétrica. A condutância envia um sinal elétrico para os componentes de rádio indicando que você selecionou aquele número.
Cigarra ou campainha
Quando os componentes de rádio do aparelho de mão recebem o sinal da campainha proveniente da base, enviam sinais elétricos para a cigarra. A cigarra transforma estes sinais elétricos em som, mais ou menos como faz o alto-falante. Você ouve o som da cigarra e sabe que alguém está chamando. Em alguns telefones, o próprio alto-falante faz o som da campainha, não sendo necessário um componente à parte.
Componentes do rádio
Exemplo de duplexBase:
- transmissor de44,32 MHz
- receptor de49,28 MHz
Aparelho de mão:
- transmissor de49,28 MHz
- receptor de44,32 MHz
|
Os componentes de rádio do aparelho de mão são como os da base: convertem os sinais elétricos do microfone em sinais de rádio FM e os transmitem na mesma freqüência que o cristal receptor da unidade de base. Os componentes do rádio também recebem sinais de rádio na mesma freqüência que o cristal de transmissão da base, converte-os em sinais elétricos e os envia para o alto-falante e/ou cigarra (campainha).
Lembre-se de que a base e o aparelho de mão operam em um par de freqüências duplex que permite falar e ouvir ao mesmo tempo.