Como funciona o termômetro?
A resposta está no líquido prateado que fica no interior desse objeto! Por: A Redação Publicado em 05/02/2006 | Atualizado em 02/08/2010 Ilustração: Jaca Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas como será que ele funciona? Quanto maior for a temperatura do termômetro, maior será a expansão desse líquido: mais alto ele vai chegar. Como no tubo onde ele está há marcações, indicando a temperatura correspondente, basta olhar ali para ver se estamos com febre ou não! Se o termômetro marcar até 37ºC, não há problema. Mas se indicar mais... É hora de ver um médico!Como funciona o termômetro?
Você já deve ter notado que o termômetro tem, dentro de um tubo muito fino, um líquido prateado: o mercúrio.
Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta.
- Há termômetros que utilizam outros compostos, como o álcool em vez de mercúrio. E há também termômetros digitais.
- O mercúrio é tóxico e perigoso se respirado. Se um termômetro de mercúrio quebrar, peça para um adulto remover todo o líquido com cuidado e descartá-lo num local apropriado para pilhas, pois ele também pode ser nocivo para o ambiente.
O mercúrio é um líquido muito apropriado para fazer termômetro porque, a cada aumento igual de temperatura, ele se expande do mesmo jeito. Ou seja, dá para fazer marquinhas igualmente espaçadas, onde cada uma representa um grau.
Questionário
Questionário
o'que você acha do site
ótimo (761)
bom (316)
mais ou menos (289)
ruim (208)
péssimo (378)
Total de votos: 1952