Como funcionam as fechaduras de combinação
2011-03-20 08:32
Como funcionam as fechaduras de combinação
A maioria das fechaduras de combinação usa uma caixa de engrenagens, ou seja, um conjunto de engrenagens que 'sabe' a combinação. Todas as caixas de engrenagem foram projetadas com base no mesmo princípio.

Caixa de engrenagens
|
A fechadura de combinação comum tem um botão de combinação anexado a um eixo. Dentro da fechadura, o eixo roda através de várias engrenagens e um came de acionamento.
O número de engrenagens em uma caixa é determinado pela quantidade de números existentes em uma combinação: uma engrenagem para cada número. Quando você gira o botão, o eixo gira o came de acionamento. Anexado ao came de acionamento está o pino de acionamento. À medida que o came gira, o pino de acionamento faz contato com uma pequena saliência na engrenagem adjacente, chamada pêndulo da engrenagem.
Cada engrenagem tem um pêndulo em cada uma de suas laterais. O pino de acionamento gira a primeira engrenagem até que ela faça contato com a engrenagem adjacente. Essa ação continua até que todas as engrenagens estejam girando e é chamada de engate das engrenagens. Cada engrenagem no eixo tem um entalhe. Quando a combinação certa é acionada, todas as engrenagens e seus entalhes se alinham perfeitamente.
A proteção é uma pequena barra de metal anexada a uma alavanca. Ela evita que a porta do cofre seja aberta sem que a combinação seja acionada. A proteção faz isso permanecendo sobre as engrenagens e bloqueando o caminho do pino que prende a porta do cofre.
Quando todas as engrenagens se enfileiram, seus entalhes se alinham para formar uma abertura. Em um cadeado, essa abertura permite que o ferrolho seja solto. Em um cofre, há uma peça chamada proteção que fica acima das engrenagens. A proteção cai nesta abertura com a força de seu próprio peso. Sem a proteção, o pino pode deslizar livremente e o cofre pode ser aberto.