Por que os cabelos ficam brancos?

21-03-2011 19:08

 Por que os cabelos ficam brancos?

 

“Crianças, vocês vão me deixar de cabelos brancos!” Quem já não ouviu esse desabafo dos adultos quando os meninos e meninas estão aprontando? Quando eles reclamam assim, é porque reconhecem que com a idade e a responsabilidade os cabelos acabam ficando mais brancos. Como é que isso acontece? Antes de responder essa pergunta temos que saber como é que os cabelos adquirem sua cor.

Todos já repararam que os cabelos podem ser negros, louros, castanhos, ruivos ou apresentarem outras cores intermediárias. A substância responsável pela cor dos cabelos (e da pele também) chama-se melanina. Quanto mais melanina tiver um pelo, mais escuro ele será. Assim, os cabelos negros possuem muita melanina e os cabelos louros, menos. Os cabelos bem brancos, aqueles que chamamos de prateados, são os que não tem melanina alguma.

A melanina é produzida dentro de células especializadas chamadas melanócitos. Essas células ficam agrupadas no folículo (ou raiz) dos pêlos e possuem muitos saquinhos (organelas) chamados melanossomos que ficam cheios de melanina. Pois bem: os cientistas já descobriram que à medida que vamos ficando mais velhos, os melanócitos vão morrendo também. Com cada vez menos melanócitos nos folículos a produção de melanina diminui e o cabelo vai se tornando mais claro. O curioso é que se arrancarmos um cabelo branco, o novo cabelo vai crescer com a mesma cor do pêlo arrancado. Isso quer dizer que o número de melanócitos, mesmo no pêlo novo permanece constante.

Outros animais que possuem pêlos passam pelo mesmo processo. Todos nós já notamos que os cães mais velhos, por exemplo, também têm pelos brancos. Alguns animais vertebrados (que tem esqueleto) possuem também um hormônio chamado de hormônio estimulador de melanócitos (MSH). Esse hormônio pode fazer com que os melanócitos produzam mais melanina. Mas nos humanos há uma quantidade muito baixa desse hormônio e na verdade os cientistas ainda não sabem por que temos o MSH. Desse jeito, se não gostarmos de nossos cabelos brancos quando eles aparecerem, só poderemos mesmo tingi-los. Quando recorremos a esse truque, a cor só vai durar até que o corante seja eliminado depois de lavar o cabelo várias vezes. Além disso, como o cabelo continua a crescer, a parte nova do pelo virá sem a tintura.
 

 

Quem sabe um dia os pesquisadores vão inventar um jeito de fazer nossos melanócitos viverem mais tempo? Quando esse dia chegar vamos ver os nossos vovôs e vovós orgulhosamente exibindo seus cabelos escuros. Só os carecas não vão poder fazer nada. 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735