Por que sabão e detergente removem a gordura?

21-03-2011 10:39

Por que sabão e detergente removem a gordura?

 

Por que sabão e detergente removem a gordura?

 

Atire o primeiro sachê de catchup aquele que nunca teve a roupa respingada de molho ao morder um delicioso cachorro-quente! Quem já passou por isso sabe que de nada adianta correr para o banheiro e tentar remover a mancha com água. O resultado, quase sempre, é um borrão avermelhado. Numa situação como essa, só o sabão (ou o detergente) poderá nos salvar! 

Sabões e detergentes conseguem remover manchas gordurosas porque atuam como emulsificantes, isto é, eles permitem que as gorduras e a água se misturem, e sejam removidas durante a lavagem. A ação destes produtos só é possível porque eles são formados por moléculas que apresentam dupla característica. Vejamos... 

Parte das moléculas que constituem o sabão e o detergente tem atração por gorduras, enquanto a outra parte tem atração pela água. Assim, elas interagem ao mesmo tempo com as gorduras e com a água, fazendo com que as duas substâncias se misturem e as manchas de gorduras possam ser removidas pela ação desengordurante desses produtos.

A diferença entre sabões e detergentes está em suas origens. Sabões são produzidos a partir de gorduras animais ou vegetais por um processo chamado de saponificação e, por isso, são naturalmente biodegradáveis – isto é, podem ser decompostos pela ação de micro-organismos. Já os detergentes são produtos sintéticos, fabricados a partir de um derivado do petróleo, e foram desenvolvidos devido à falta de gorduras animais e vegetais que ocorreu durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.  

Originalmente, os detergentes não eram biodegradáveis, e causavam muita poluição. Hoje, os detergentes são fabricados a partir de um derivado de petróleo diferente. Estes novos detergentes são menos poluidores, porque podem ser facilmente degradados na natureza. Os detergentes vendidos no Brasil são considerados biodegradáveis. 

 

 


 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (545)
64%

Mais ou menos (143)
17%

Não (158)
19%

Total de votos: 846

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (400)
53%

bom (109)
14%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 754