Jornalista

28-04-2011 10:32

Jornalista

A tarefa 
A missão dos jornalistas é manter as pessoas informadas sobre o que se passa no Mundo inteiro. Para isso utilizam diferentes métodos: fazem entrevistas, deslocam-se aos locais onde os factos acontecem, realizam inquéritos,Dicionário  observam aquilo que se passa. Além disso, também recorrem às informações divulgadas pelas agências noticiosas  e às informações dos seus colegas correspondentes.  

A formação mais adequada para esta função é o curso de Comunicação Social. 
O perfil desejado 
Para ser jornalista é preciso ser-se um pouco curioso e aventureiro, pois as tarefas a realizar são sempre novas e diferentes. Como a profissão implica o contacto com muitas pessoas, é necessário saber trabalhar em equipa. É muito importante que os jornalistas tenham bons conhecimentos gerais, já que trabalham sobre temas muito diversificados. E, claro, têm ainda de dominar muito bem a escrita. 
 
Os diferentes meios de comunicação 
Os jornalistas podem trabalhar em diferentes meios de comunicação social, como televisão, rádio ou imprensa. Cada um destes meios tem exigências diferentes.

Os textos utilizados em rádio e em televisão têm de ser curtos, dado que o tempo disponível para transmitir cada notícia é reduzido. Pelo contrário, um jornalista de imprensaDicionário  já pode fornecer mais informação e mais pormenores nos textos que redige. A própria linguagem utilizada é diferente, consoante se escreva para um ou para outro meio de comunicação. Os jornalistas que trabalham na televisão têm, além da informação escrita, que se preocupar com as imagens que a acompanham e com a sua transmissão oral, nomeadamente quando fazem reportagensDicionário  filmadas ou quando apresentam noticiários televisivos. Na rádio, visto que a voz é o principal instrumento, os jornalistas têm de articularDicionário  muito bem as palavras para se fazerem entender.
 
A selecção das notícias 
Uma das tarefas mais importantes a realizar pelo jornalista consiste em reconhecer quais os acontecimentos que fazem uma boa notícia. Os jornalistas tanto podem noticiar factos simples como trabalhar durante semanas sobre apenas um acontecimento importante. Há ainda profissionais que se especializam numa área específica, como a economia, o desporto, a cultura, a política ou os acontecimentos sociais. Outros ainda dedicam-se a escrever artigos de opinião.
 
O contributo das novas tecnologias 
O desenvolvimento das novas tecnologias tem facilitado a tarefa dos jornalistas. Os computadores permitem um trabalho mais rápido e mais eficaz. A Internet dá acesso a uma grande quantidade de informação actualizada, contribuindo para o avanço das investigações. A existência de satélites e de carros com transmissoresDicionário  e telemóveis, entre outros meios, permitem a divulgação de acontecimentos em tempo real. Daí ser possível assistir frequentemente à transmissãoDicionário  de directos.
É por isso que, para ser jornalista, tem de se acompanhar o progresso e estar sempre a actualizar os conhecimentos!

 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735