Como funcionam os telefones de duas linhas

22-03-2011 08:06

 Como funcionam os telefones de duas linhas

E você foi criado em uma casa na qual um dos membros da família costumava monopolizar otelefone, certamente não precisa que ninguém o convença sobre as maravilhas de dispor de múltiplas linhas telefônicas. Além de não ter de se preocupar se o telefone está ocupado, telefones com duas linhas permitem que se tenha uma linha separada apenas para as ligações de negócios.

Os viajantes de negócios não conseguem viver sem eles - fones com duas linhas são recurso padrão na maioria dos hotéis, acompanhados por acesso à Internet, conexões para o player de MP3 e cadeiras ergonômicas. Esse tipo de telefone também permite a quem navega com acesso discado percorrer a Web e papear ao telefone simultaneamente. Os telefones de duas linhas incorporam duas linhas telefônicas separadas (dois números diferentes de telefone) em um único aparelho.

 

Alguém da família empata o telefone? Resolva o problema com um telefone de duas linhas.
©iStockphoto.com/Lise Gagne
Alguém da família empata o telefone? Resolva o problema com um telefone de duas linhas.

 

 

 

Se você tem um desses telefones, já deve ter se perguntado como duas linhas separadas podem se originar de um mesmo aparelho. Afinal, os telefones com linha única e linha dupla se parecem demais, e são conectados da mesma maneira. Onde está a mágica?

Remova o fio do telefone de seu conector e observe-o com atenção. Provavelmente você verá quatro fios (em inglês) do lado de dentro. Se for esse o caso com seu aparelho, surpresa: sua casa ou escritório já estão preparados para telefones de duas linhas. Uma linha telefônica requer apenas dois fios, de modo que há dois de sobra. Para ativar a segunda linha, basta contactar a empresa telefônica e pedir que um técnico ative os dois outros fios. 

 

Neste artigo, aprenderemos como os usuários podem aproveitar duas linhas de telefone no mesmo aparelho. Da próxima vez que o telefone tocar durante uma daquelas longas conversas do seu parente fofoqueiro, você saberá mais sobre como o sistema funciona. Para não perder mais chamadas, continue a leitura e descubra como funcionam os telefones de duas linhas. 

Conectando um telefone de duas linhas

As opções de telefones de duas linhas são aparentemente ilimitadas. O varejo anuncia grande variedade de aparelhos com capacidade para duas linhas. Existem telefones de negócios com duas linhas, telefones de toque com duas linhas e telefones sem fio com duas linhas. Hoje, celulares de duas linhas também se tornaram possíveis. 

 

Celulares de duas linhas
Muitas operadoras de telefonia móvel agora oferecem serviços de segunda linha para celulares. Com esse recurso, é possível acrescentar uma segunda linha, com outro número, ao seu aparelho existente. Com duas linhas no mesmo aparelho, é possível adotar sons de toque distintos, assinar serviços diferentes e obter números com códigos de área diferentes. Os celulares de duas linhas são perfeitos para as pessoas que desejam manter separadas as ligações profissionais das pessoais. 

 


Todos os telefones dispõem de um soquete ao qual você conecta o fio do telefone. O soquete em geral está posicionado na parede, onde se conecta ao cabeamento (em inglês) da operadora de telefonia. O soquete dispõe decontatos, ou condutores, que reconhecem os fios dentro do cabo telefônico e estabelecem a conexão com a linha. Enquanto os contatos em um soquete telefônico de linha dupla reconhecem automaticamente os quatro fios, e assim ambas as linhas telefônicas, os de linha única só reconhecem a primeira linha. Assim, mesmo que você disponha de duas linhas telefônicas operacionais, se conectar o cabo de um telefone de dupla linha a um soquete de linha única, só receberá telefonemas para a primeira linha.

Two line phone splitter
Os divisores de linhas trabalham desviando uma das linhas para um primeiro aparelho de linha única e a segunda a um segundo telefone de linha única

 

 

Os telefones de duas linhas reconhecem instantaneamente ambas as linhas, e detectam qual delas está tocando. É possível usar duas linhas telefônicas sem um telefone de duas linhas, mas é preciso mudar o cabeamento dos soquetes de parede ou comprar um separador de linha. Esses dispositivos se conectam a um soquete de parede de duas linhas padronizado e dividem as linhas, direcionando a primeira delas a uma saída e a segunda a outra. Com o separador, você terá apenas dois telefones de linha única conectados a um mesmo soquete. Um dos aparelhos receberá chamadas para a linha um e o outro chamadas para a linha dois. 

Os telefones de duas linhas em última análise não diferem muito de suas contrapartes de linha única. Observe o interior de um desses aparelhos de função dupla na próxima página. 

Mecânica dos telefones de duas linhas

Se você fez a sua lição de casa lendo o artigo Como funcionam os telefones, já compreende como funcionam os telefones de linha única. Enquanto os telefones de linha única tem um soquete apenas, os de linha dupla têm dois ou três. Caso suas linhas telefônicas não estejam combinadas em um único cabo, ligue a primeira linha em uma das entradas e a segunda em outra. Caso estejam combinadas, ligue o cabo unificado na terceira entrada, programada para detectar todos os quatro fios. 

 

No nível mais simples, os telefones de duas linhas estabelecem uma conexão, da mesma maneira que os telefones de linha única fazem. Eles simplesmente têm todos os componentes duplicados. Os condutores das entradas detectam se existem primeira e segunda linhas telefônicas, e designam cada uma delas à interface de usuário apropriada. As funções da linha um são controladas por uma interface, e as da linha dois por outra. Osdetectores de condições dentro do aparelho reconhecem se as linhas telefônicas estão conectadas a  linhas fixas e agem de acordo. Os detectores selecionam uma de duas linhas telefônicas para uso ao verificar condições predeterminadas, como o número de telefone de uma linha específica. Os telefones de duas linhas também empregam meios opto-isolantes, que isolam os circuitos e impedem linhas cruzadas. 

Os telefones de duas linhas podem operar de maneira flexível a depender da forma pela qual as linhas estão conectadas. Ocasionalmente, apenas uma das linhas pode estar em uso; mas as duas também podem estar em uso ao mesmo tempo. Um mecanismo de comutação no interior do aparelho detecta quando uma das linhas está em uso e faz com que uma luz se acenda no telefone a fim de indicar que a linha está ocupada. A depender do modelo de telefone, diversas outras funções de comutação podem existir, para acionar recursos como pausa, intercomunicação e teleconferência. Teleconferências(em inglês) permitem que o usuário do telefone, a pessoa que estiver ligando pela linha um e a que estiver ligando pela linha dois mantenham um diálogo coletivo. 

 

Embora seja mais provável encontrar aparelhos com capacidade para seis ou 12 linhas em duas empresas, os de duas linhas continuam a ter seu lugar. Qualquer que seja o telefone de duas linhas que você venha a escolher, se sua família incluir gente tagarela a capacidade adicional vai sempre fazer com que você imagine como era possível sobreviver com apenas uma linha. Para mais informações sobre telefones de duas linhas, veja alguns links da próxima página. 

 

 

 

 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.694)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3978

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (290)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1736