Como funciona o telefone de copos?

21-03-2011 08:08

 Como funciona o telefone de copos?

Descubra como copos de papelão ligados por um fio são capazes de transmitir o som a distância

 

 

 

 


O telefone é um aparelho feito para reproduzir o som a distância. Várias versões existem dessa engenhoca. Mas você sabe como funciona um modelo feito de copos de papelão?

A brincadeira, você já conhece: depois de amarrar cada uma das extremidades de um barbante a dois copos diferentes, uma dupla de amigos pode se comunicar. O que parece mágica, porém, é explicado pela ciência, como vamos descobrir agora.

Digamos que você fale em um dos copos. Com isso, você faz com que o ar no interior dele vibre para frente e para trás muito rapidamente – algo como mil vezes por segundo. É isso o que nós chamamos de som. Essa vibração vai se propagar até bater no fundo do copo, que acabará funcionando como uma membrana, passando a vibrar também muito depressa para frente e para trás.

Essas vibrações não são visíveis porque o fundo do copo se movimenta pouco e muito rapidamente. Se estivéssemos lidando com um autofalante grande, e com o som alto, porém, seria possível vê-las. Mas, na nossa brincadeira, tente pensar no cenário: o fundo do seu copo está se movimentando dessa maneira, ao mesmo tempo em que está preso pelo barbante a um outro copo. Resultado? O fundo do seu copo acaba puxando e soltando o fundo do outro copo, que também acaba se movimentando, como se fosse uma membrana. Esse puxar e soltar gerará vibrações para dentro do segundo copo. Assim sendo, se outra pessoa colocar o ouvido próximo a ele, poderá escutar a voz de quem falou no primeiro copo – no nosso exemplo, você – de forma bastante nítida.

O segredo para o telefone funcionar está no barbante que une os dois fundos dos copos e que deve estar bem esticado, de maneira que possa transmitir os puxões dados por uma membrana para a outra, ou seja, conduzir o som de um copo para o outro. Assim, nossa voz viaja pelo barbante e chega ao outro lado, ou seja, ao ouvido da pessoa com quem você se comunica.
 

 

Mas fique esperto! Caso o barbante esteja um pouco frouxo, as vibrações não serão tão bem transmitidas, correndo o risco de o seu telefone não funcionar. Ah! Esse telefone também funciona com latas no lugar de copos. É só tomar cuidado e verificar se existem partes cortantes ou enferrujadas para não se machucar! 

o que é o que é ... Dicas objetos

O que é que pode passar diante do sol sem fazer sombra ?

O vento

O que a zebra disse para a mosca ?

Você está na minha listra negra

O que um nadador faz para bater o recorde ?

 Nada

Itens: 11 - 13 de 13
<< 1 | 2

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735