Como funciona o telefone celular?

21-03-2011 08:27

 Como funciona o telefone celular?


Noventa milhões de brasileiros têm telefone celular. Pudera! Esse aparelho permite contactar uma pessoa onde quer que ela esteja. Mas como ele funciona?

Quando falamos ao celular, nossa voz é captada por um microfone e transformada em sinais eletromagnéticos: ondas que não podemos ver ou tocar, mas que atingem grandes distâncias. Esses sinais são transmitidos para uma antena próxima, que os encaminha ao telefone celular de outra pessoa. Ali, os sinais são transformados novamente em sons, graças a um alto-falante.

O telefone celular, portanto, recebe e transmite sinais. Nesse sentido, é igual ao telefone comum. A grande diferença entre os dois aparelhos, de fato, está apenas na forma como o sinal é transmitido e recebido. No telefone convencional, a transmissão é feita por meio de fios, enquanto, no celular, pode ser realizada sem eles, o que permite que esse aparelho seja levado para qualquer lugar.

Sabe como isso é possível? Os sinais eletromagnéticos são emitidos pelo celular em todas as direções e são captados pelas antenas próximas, do mesmo modo que uma transmissão de rádio ou TV. Afinal, quando sintonizamos uma estação radiofônica, o que estamos fazendo nada mais é do que captar, com a antena do nosso aparelho de rádio, sinais eletromagnéticos gerados pelas emissoras.

A diferença é que os sinais eletromagnéticos do rádio e do celular estão em freqüências diferentes ou, em outras palavras, em canais distintos. Quando ligamos o rádio e sintonizamos uma estação, estamos escolhendo um canal. Já o celular está programado para escolher o canal da sua operadora. Além disso, enquanto as emissoras de AM e FM apenas transmitem sinais, as antenas de telefonia celular transmitem e recebem. Mais: enquanto as rádios usam uma só antena para transmitir a programação, com o celular são utilizadas várias antenas. Cada uma fala com os aparelhos de uma pequena região (algumas ruas ou um bairro, por exemplo), sendo que a região de cada antena é chamada de célula. Daí vem o nome celular!

Mas se há tantas antenas, como saber qual deve transmitir a chamada recebida? Quando um celular é ligado, ele manda um sinal para a antena mais próxima, avisando que pode receber chamadas. Porém, quando chega uma ligação para ele, o aparelho pode ter mudado de lugar. Nesse caso, o sistema começa a procurá-lo, chamando o seu número, a partir da antena da última região em que ele esteve e amplia a área de busca até encontrá-lo. Só aí a informação é encaminhada.

Por vezes, porém, ouvimos a gravação: “o celular chamado está fora da área de cobertura”. Isso quer dizer que não há uma antena próxima para realizar a conexão ou que a pessoa para a qual ligamos encontra-se em um local fechado, aonde o sinal não consegue chegar. Aí, não tem jeito: será preciso esperar para pôr o papo em dia. 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735