Como funciona o pluviômetro?

21-03-2011 08:33

 Como funciona o pluviômetro?

 

 

Quem procurar pela palavra no dicionário saberá logo o que significa: ( pluvio = nuvem carregada de chuva) + ( metro = medida). Portanto, o pluviômetro é isso mesmo: um medidor de chuva.

O aparelho é bem simples: um cilindro com um funil acoplado. Quando o tempo fecha, com nuvens carregadas, os meteorologistas – profissionais que estudam os fenômenos atmosféricos, como as chuvas – utilizam o pluviômetro para coletar a água que vem do céu.

Depois de certo tempo de exposição, a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua. Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo. Por exemplo: dois milímetros cúbicos (unidade de volume) em uma hora.

E para que serve medir a chuva? Para muitos fins. Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima. Com essas medidas, eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas para a sociedade.

Já na agricultura, saber a quantidade de chuva que cairá em certo período é fundamental para ter uma noção de como será a colheita. E os próprios agricultores podem medir a chuva que cai em sua região e saber quando é a melhor época para semear.

E não é só a chuva que pode ser medida com o auxílio do pluviômetro. Outras precipitações, como granizo e neve também podem, mas de um jeito um pouco diferente. O granizo é coletado da mesma maneira, porém só é medido quando derrete e se transforma em água. Já a neve precisa de um pluviômetro que contenha um mecanismo de aquecimento para derretê-la. Além disso, ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (545)
64%

Mais ou menos (143)
17%

Não (158)
19%

Total de votos: 846

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (400)
53%

bom (109)
14%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 754