Como funciona o MP3?

21-03-2011 08:34

 Como funciona o MP3?

 


Pequenino e com capacidade para centenas de músicas, assim é o tocador de mp3 – ou mp3 player , em inglês. Para entendermos como ele funciona, primeiro, precisamos entrar um pouquinho no universo da informática. Vamos lá?!

Quando abrimos um CD de música no computador e verificamos o “tamanho” que cada canção ocupa, verificamos a grande quantidade de bytes que são necessários para guardar poucos minutos de som. Em outras palavras, notamos como as músicas costumam ocupar muito espaço na memória do computador. Um arquivo de som simples, por exemplo, ocupa, por cada minuto gravado, cerca de 10 megabytes. Assim sendo, se uma música de cinco minutos de duração ocupa 50 megabytes , um CD, que tem 650 megabytes de espaço, não poderia trazer mais do que 13 músicas. Pouco, não?

Pois é aí que entra em cena o formato mp3. O que ele faz é “espremer” – o termo correto é comprimir – bastante o arquivo de som, fazendo com que cada minuto de música ocupe apenas um único megabyte no computador. Esta mágica de conseguir arquivos 10 vezes menores – fruto de um monte de cálculos matemáticos – fez do mp3 a maneira mais conhecida hoje de se guardar músicas no computador. E quem pensa que o mp3 é algo novo está enganado: o formato foi inventado na Alemanha no início dos anos 1970. Quase trinta anos depois, surgiria o tocador de mp3, aparelho capaz de armazenar e reproduzir as músicas em formato mp3.

Diferentemente dos discmans , que apenas reproduzem músicas gravadas em CDs, o tocador de mp3 tem uma memória interna onde todas as músicas ficam armazenadas. Esta memória pode, às vezes, ser bastante grande, o que permite guardar milhares de músicas. Além disso, o tocador de mp3 também é composto por outros elementos. Ele conta, por exemplo, com um microprocessador, algo como um pequeno computador, que controla tudo o que funciona dentro do aparelho. É o microprocessador, por exemplo, que entende que a música deve tocar – assim como seu nome e duração devem aparecer na tela de cristal líquido – quando você aperta o botão “reproduzir” (em inglês,play).

O tocador de mp3 também conta com o chamado conversor digital de sinais, o responsável por transformar o arquivo que está na memória do aparelho em sinal elétrico. Esse sinal elétrico ficará mais potente com o auxílio do amplificador – outra parte do tocador de mp3 – e, por fim, será transformado em som de verdade nos fones que você irá pôr nos ouvidos.

Em resumo, um tocador de mp3 é normalmente pequeno, não possui qualquer tipo de motor – o que torna mais difícil que ele apresente algum problema – e pode armazenar milhares de músicas. Graças a essa combinação de característica, ele se tornou um enorme sucesso!

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735