Como funciona o lápis de cor?

21-03-2011 08:38

 Como funciona o lápis de cor?

 

Como funciona o lápis de cor?

 

Ora essa! Lápis de cor funciona como qualquer lápis, basta passá-lo sobre o papel para escrever ou colorir! Se você disse isso, está certo de alguma forma. Mas a pergunta é como o grafite, um material que conhecemos por sua cor acinzentada, pode se tornar verde, vermelho, azul, rosa, amarelo... Enfim, colorido!

A resposta é bem simples. O que o lápis de cor traz dentro dele não é grafite e, sim, aglutinantes e pigmentos. Mas para quê? Bem, o aglutinante é o que gruda todo o pó do pigmento do lápis e é produzido, geralmente, à base de uma cera. Pode ser entendido como uma cola que torna o traço mais firme e contínuo. Já o pigmento pode ser extraído da natureza ou fabricado em laboratório. Ele é que dá o colorido do lápis!

Às vezes, esses pigmentos contêm substâncias que brilham com a luz (fluorescentes) ou são misturados a compostos minerais brilhantes. Os pigmentos cintilantes são usados na fabricação dos lápis vendidos como metalizados, aqueles que dão um toque de brilho às nossas obras de arte. 

E os lápis aquareláveis, como será que funcionam? Boa! Esses são feitos de pigmentos com menos aglutinantes, que, ao contato com a água, se espalham pelo papel. Quando pintamos com eles, a cor é absorvida pela folha e vai para dentro da fibra do papel, não deixando pigmentos só na superfície, como acontece com os outros lápis.

Agora, só falta entender uma coisa: por que não dá para apagar lápis de cor com borracha comum?

Anote aí: para apagar um lápis, a borracha precisa ter afinidade com o seu material. Por exemplo, o grafite tem mais afinidade com a borracha do que com o papel. Então, quando passamos a borracha, o pó de grafite grudado na superfície de papel é retirado e eliminado por ela, que se esfarela. No caso dos pigmentos dos lápis de cor, isso não acontece, porque eles aderem mais aos poros do papel do que à borracha, com a qual não têm tanta afinidade.

Para que a borracha pudesse retirar os pigmentos do lápis de cor, ela precisaria ser mais dura e áspera, por meio da adição de minerais, como o pó de quartzo, para “lixar” a superfície colorida. Mas com isso, a folha se rasgaria e isso nós não queremos, não é?!

Então, como explicar os lápis de cor apagáveis que já existem à venda? Estes lápis e suas borrachas especiais são diferentes dos que usamos normalmente. Seus pigmentos apresentam mais afinidade com essa nova borracha, são eliminados ao reagirem com ela. Enfim, hoje em dia tem de tudo para quem quiser viver a vida em cores!

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735