Como funciona o forno de microondas?

21-03-2011 08:35

 Como funciona o forno de microondas?

 

 Para aquecer o pão do lanche, o almoço que já está pronto ou mesmo preparar aquela pipoca quentinha – huuummm!– nada mais rápido do que o forno de microondas. Mas o que há de especial neste eletrodoméstico, que faz dele o rei do brigadeiro instantâneo? Quem gritou “as microondas!” está coberto de razão.

As microondas são um tipo de onda eletromagnética e esse tipo de onda está por toda a parte. A luz, por exemplo, é uma onda eletromagnética e as transmissões de rádio, TV e até a comunicação entre celulares é feita por essas ondas.

Você, leitor atento, poderia questionar: mas como é que pode uma mesma onda servir para cozinhar e para falar no celular? Por que a gente não cozinha quando fala ao celular? O segredo está na freqüência dessas ondas, que mede a velocidade com que elas vibram. Se a freqüência for alta, as ondas vibram rapidamente; se for baixa, vibram devagar. A transmissão da energia da onda depende exatamente dessa freqüência. No caso das microondas do forno, ela é ajustada direitinho de forma que a energia possa ser transmitida a substâncias presentes nos alimentos, como a água.

Veja só: quando o forno é ligado, as microondas são geradas e penetram nas moléculas de água, que existem nos alimentos. As partículas de água absorvem a energia, se agitam e geram o calor, que aquece a comida.

108257a.jpgSimples assim? Calma! Existem outros fatores no funcionamento do forno de microondas que precisamos conhecer. Você já se perguntou, por exemplo, por que ele possui uma bandeja giratória para colocarmos a comida? Se ficou tonto só de pensar, coloque a cabeça no lugar, observe os desenhos e acompanhe a leitura:

Suponha que as microondas são geradas no lado esquerdo do aparelho, como mostrado na figura 1. Ao atingirem a parede oposta, elas serão refletidas e retornarão invertidas, como se vê na figura 2. Porém, como o lado esquerdo continuará a criar microondas, o resultado será uma mistura entre as que vão (em vermelho) com as que voltam (em verde). Observe a figura 3 e comprove. Nos pontos onde duas microondas se cruzam, formando o que poderíamos comparar a um nó, a energia é menor. Onde isso não ocorre – isto é, nos pontos altos das ondas –, a concentração de energia é maior.

A bandeja gira para que as microondas sejam absorvidas em todos os lados da comida por igual. Se retirarmos a bandeja giratória, a comida só esquentará na parte onde houver maior concentração de energia. Portanto, o trabalho da bandeja giratória é muito importante porque faz com que a comida esquente ou cozinhe de maneira uniforme. Assim, seu brigadeiro sai do forno cremoso e todo por igual. Que delícia!

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.693)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3977

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (689)
40%

bom (289)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (328)
19%

Total de votos: 1735