Como funciona a técnica do ventríloquo?

21-03-2011 08:36

Como funciona a técnica do ventríloquo?

 

Como funciona a técnica do ventríloquo?

 

Você já viu alguma apresentação de ventriloquia? É incrível! A habilidade do ventríloquo faz com que a gente acredite que é o boneco quem está falando! Essa técnica é tão convincente que, durante a Idade Média, a atividade era considerada um tipo de feitiçaria, pois muita gente achava que os bonecos realmente ganhavam vida nas mãos dos feiticeiros, quer dizer, dos ventríloquos! Embora pareça mágica, a ventriloquia é, simplesmente, a arte de projetar a voz sem movimentar os lábios. Deste modo, parece que o som não vem do falante, mas de outro lugar – geralmente de um boneco que movimenta a boca, como um fantoche, o que acaba nos confundindo.

Para entender como isso ocorre, precisamos saber como a voz é produzida. Se você disser um “a” e colocar a mão na região da garganta, sentirá uma vibração. É nesse lugar que estão as pregas vocais – nome certo para as populares “cordas vocais”. Essa vibração gera um som que é a origem da nossa voz. Para produzir a vibração, precisamos de um combustível. Esse combustível é o ar. Quando falamos, o ar pode entrar pela boca ou pelo nariz, até chegar aos pulmões. Quando o ar sai, se quisermos falar, ainda que sem perceber, juntamos as pregas vocais para que ele não escape rapidamente. Assim, as pregas vão vibrar e produzir a voz. De acordo com os movimentos que podemos fazer com a língua e os lábios, mudamos o som produzido pelas pregas vocais.
 

Quanto mais mexermos a boca para falar, mais claro é o som da nossa fala. Aí é que está o segredo dos ventríloquos: eles desenvolvem, a partir do treino, a técnica de falar sem movimentar os lábios. Os lábios ficam fechados ou discretamente separados, mas a língua e o céu da boca fazem o trabalho, compensando essa ausência de movimentos. A voz que é produzida, porém, é afetada, quer dizer, ela sai diferente da voz normal do ventríloquo, o que faz parecer ainda mais que essa voz pertence ao boneco! Experimente: relaxe os lábios, deixando-os levemente entreabertos, faça uma voz mais fininha e fale apenas movimentando a língua. Vá até o espelho e treine... Quem sabe você descobre um novo talento? 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (545)
64%

Mais ou menos (143)
17%

Não (158)
19%

Total de votos: 846

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (400)
53%

bom (109)
14%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 754