Como funciona a comida do astronauta?

21-03-2011 08:18

 Como funciona a comida do astronauta?

 


 

Quem nunca viu, em desenhos animados, o astronauta tirar do bolso uma caixinha com pílulas sabor “batata frita” ou “macarrão com queijo” para se alimentar? As refeições espaciais, na verdade, são um pouquinho diferentes, mas igualmente curiosas.

Desde os primeiros voos tripulados, que ocorreram nos anos 1960, os pesquisadores se perguntavam: “Será possível engolir em um ambiente onde a gravidade é mínima? Ou será que a comida fica flutuando entre a boca e o estômago?”. Para saber, só testando. Então, em uma missão espacial, um astronauta teve a tarefa de engolir um pedaço de pão e... Bingo! O alimento desceu certinho da boca ao estômago.

A partir daí, as missões espaciais ficaram mais longas e mais complexas, e os tripulantes tinham de fazer várias refeições dentro de suas minúsculas naves. Para reduzir o desconforto, os cientistas espaciais criaram, na época, uma comida pastosa, que era armazenada dentro de tubos parecidos com os de pasta de dentes. Para comer, bastava o astronauta apertar o tubo dentro da boca. É possível imaginar que a refeição não era nada apetitosa – fria, sem gosto e insossa.

 

 


Com o avanço da tecnologia, as naves espaciais ficaram maiores e mais confortáveis. As refeições não poderiam ficar de fora e também melhoraram na órbita terrestre. Atualmente, para diminuir o peso e manter os alimentos conservados, a comida não é mais processada, e, sim, desidratada ainda em solo, no pré-voo. Dentro da nave, antes de cada refeição, o astronauta tem de reidratar o alimento, ou seja: colocar água. Já para aquecê-la, a tripulação utiliza um aparelho de micro-ondas.

Além das comidas instantâneas, são levados ao espaço alimentos perecíveis, como frutas e legumes, que devem ser consumidos nos primeiros dias da missão para não estragarem.

Aqui, na Terra, os cientistas anotam tudo o que os astronautas comem ou deixam de comer, pois muitas das funções corporais dependem da quantidade de calorias e líquidos que eles ingerem ao longo do dia. Mas eles já sabem que a tripulação come pouco. Para estimular o apetite, os astronautas podem até escolher o cardápio. Teve um italiano que escolheu massa, um suíço, preferiu chocolate. E o brasileiro, será que escolheu feijoada? Brincadeira!

O fato é que a tripulação espacial precisa estar em forma e com boa saúde e é por isso que os cientistas ficam de olho nas atividades diárias do astronauta. Afinal, é importante para o sucesso da missão o bem-estar dos tripulantes. Que eles fiquem bem nutridos e hidratados!   

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (545)
64%

Mais ou menos (143)
17%

Não (158)
19%

Total de votos: 846

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (400)
53%

bom (109)
14%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 754