Você sabia que a banana não nasce de uma semente?

27-03-2011 08:14

 Você sabia que a banana não nasce de uma semente?


                                                                                            


 


Gostar ou não de banana é uma opção nossa, mas fazer a fruta sem sementes é uma obra rara da natureza que o ser humano percebeu e soube aproveitar para produzir bananas agradáveis ao seu paladar. É isso aí! A banana, ou melhor, a maioria das bananas cultivadas – essas que a gente compra na feira ou no supermercado – não tem sementes. Opa! Então, como é que faz para brotar uma bananeira nova? Para usar um termo moderno da biologia, diremos que toda bananeira cultivada é um clone, ou seja, é uma planta idêntica à sua planta-mãe. E antes que alguém pergunte: aqueles pontinhos pretos da banana são óvulos não fecundados, isto é, que não se desenvolveram em sementes. Agora, vejamos...

A bananeira pertence à família das Musáceas, cujos membros possuem um caule subterrâneo cheio de escamas, chamado rizoma, que é o verdadeiro e único caule da bananeira. Aquela parte verde que vemos e que aparenta ser o caule é, na realidade, um conjunto de camadas das folhas, umas dentro das outras, que brotam do rizoma. Pois, então, é a partir desse caule subterrâneo que nasce uma planta nova!

Em outras palavras, toda bananeira cultivada é obtida exclusivamente a partir de mudas do rizoma de outra planta – em alguns lugares a muda é conhecida como “olho da bananeira”.

Existem muitos tipos de bananas cultivadas assim: maçã, prata, ouro, da-terra, nanica... Todas elas recebem o nome científico de Musa x paradisiaca L., sendo a letra “x” uma referência ao fato de serem cruzamentos de espécies diferentes. Esses cruzamentos são necessários para tornar as bananeiras mais resistentes a pragas e doenças e possibilitar o cultivo em grande escala.

Como dissemos lá no começo do texto, na natureza as bananeiras sem semente são raras. Muitas bananeiras selvagens apresentam sementes duras, que ocupam boa parte da massa comestível do fruto e, por isso, não são ideais para o comércio, sendo utilizadas no cruzamento das bananas cultivadas ou como plantas ornamentais. 

 

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (556)
65%

Mais ou menos (143)
17%

Não (160)
19%

Total de votos: 859

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (401)
53%

bom (110)
15%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 756