Por que algumas pessoas são destras e outras canhotas?

21-03-2011 19:12

 Por que algumas pessoas são destras e outras canhotas?

 

Por que algumas pessoas são destras e outras canhotas?

 

Aproximadamente nove em cada dez pessoas preferem usar a mão direita, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Não há nada comprovado, mas talvez a preferência por uma das mãos seja herdada dos pais, uma vez que há famílias com alta incidência de preferência pela mão esquerda. Mesmo assim, essa preferência poderia ser influenciada por fatores como a posição do feto no útero, que deixa um lado do corpo do bebê mais livre para se movimentar e receber estímulos de fora da barriga, e até por problemas no parto, que poderiam perturbar o desenvolvimento normal da divisão de tarefas no cérebro e acabar trocando a instalação da preferência por um lado do corpo.

Mas qual a razão de existir qualquer preferência pelo uso de uma das mãos, dos pés, dos olhos ou, até mesmo, dos ouvidos, seja ela qual for? Uma vantagem é praticamente certa: se ela não existisse, os dois lados do cérebro, cada um controlando o lado oposto do corpo com igual habilidade, poderiam entrar em disputa na hora de começar a andar, alcançar a chave do carro, jogar a bola ou pegar o lápis e escrever. Já imaginou ter de perder tempo decidindo com que pé chutar a bola de futebol que cai do céu redondinha, sozinha entre você e o gol? A preferência "automática" por um dos lados do cérebro -- e, portanto, do corpo -- resolve esse problema, e assim você pode se concentrar em coisas mais importantes, como driblar a defesa se aproximando.

A preferência por um dos lados do corpo também é econômica. Como os efeitos benéficos da prática são específicos para o lado do cérebro treinado, sem uma preferência declarada seria necessário treinar os dois lados para fazer cada tarefa com cada uma das mãos. Já pensou quanto tempo a gente passaria na aula se todo mundo precisasse aprender a escrever bem com as duas mãos, a tocar violão dos dois lados ou a bater o pênalti ora com um pé, ora com o outro?

E o ser humano não está sozinho: animais que usam as patas para comer ou manipular objetos, como aves, mamíferos e, até mesmo, sapos, também têm preferência por uma delas. A diferença é que a distribuição de preferências é bem mais democrática: a exata metade dos camundongos, por exemplo, prefere usar a pata esquerda...

Só mesmo no nosso mundo uma das mãos é tão preferida. Tesouras, abridores de lata, saca-rolhas, acessórios de computador e até colheres tortas para bebês são feitas para a mão direita. Como os canhotos bem sabem, o mundo ainda é dos destros. A não ser, é claro, na opinião dos últimos três presidentes dos Estados Unidos, homens de extrema influência sobre o destino do mundo. Ronald Reagan, George Bush e Bill Clinton são canhotos...

o que é o que é ... Dicas objetos

Qual a chave mesmo sendo fabricada no Brasil tem nome estrangeiro ?

 A chave inglesa

O que é que tem braços e pernas, mas não tem cabeça ?

As poltronas

O que é o que é de manhã é enchido e à noite, esvaziado

O sapato

Grande como um ratão, guarda a casa como um leão ?

 Tranca da porta 

O QUE TEM DENTES, MAS NÃO PODE COMER ?

O PENTE

Qual a boca que se enche de comida, mas não come

A boca do forno

O que é que trabalho bastante e descansa em pé

Vassoura

Quando a chuva cai o que ela levanta ?

 O guarda chuva

O que é que tem cabeça e não pensa ?

 Palito de fósforo

COMO PODDERIA SER DEFINIDA A INVENÇÃO DO RELÓGIO ?

 UMA INVENÇÃO QUE VEIO NA HORA CERTA

Itens: 1 - 10 de 13
1 | 2 >>

Questionário

Você gosta de ler

Sim (547)
65%

Mais ou menos (143)
17%

Não (158)
19%

Total de votos: 848

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (401)
53%

bom (110)
15%

mais ou menos (49)
6%

ruim (32)
4%

péssimo (164)
22%

Total de votos: 756